2021  confidencial

Perigo Amarelo

por Hilda Motion

Perigo amarelo (também conhecido como Terror Amarelo e Espectro Amarelo) é uma metáfora racista que descreve os asiáticos orientais como um perigo e uma ameaça existenciais para o mundo ocidental.

Ideia Central

Pouco se fala sobre o preconceito asiático no mundo, mas esse tema é ainda menos difundido no Brasil. Por serem considerados a "minoria modelo" e pelo preconceito com asiáticos não ser tão grave contra negros e outras minorias, as pessoas tendem a achar que não há necessidade desse debate.

Por Hilda Motion

Por Hilda Motion

Esse vídeo fala principalmente sobre a situação nos EUA, mas essa questão é algo que reverbera para o mundo todo. 

Modern White Building_edited.jpg

O Projeto

estrutura e linguagem

Nesse tratamento estamos considerando uma minissérie de 4 episódios, com cerca de 15 minutos cada um. 

Nossa principal referência para a linguagem são os vídeos da Vox, que são bem explicativos, com bastante motion, material de arquivo e pouca filmagem.

Acreditamos que seja ideal seguir assim, pois muita informação é histórica e deve ser melhor representada através de footages e animação.

Por Hilda Motion

Por Hilda Motion

Episódio 01 - Perigo Amarelo

O que é o Perigo Amarelo e como os asiáticos tem preconceito contra a própria etnia. A história do Brasil (ou mundo) com asiáticos. Um panorama geral.

Episódio 03 - Quem são os "asiáticos"

Quando se fala em asiáticos, muitas pessoas dizem não saber diferenciar entre eles, assim como também deixam de considerar algumas regiões. Isso tudo faz parte de um recorte preconceituoso e elitista deste grupo. 

Episódio 02 - Minoria Modelo

Os asiáticos costumam ser colocados na caixa da "minoria modelo", muitas vezes sendo usados de comparação para menosprezar outras pessoas de grupos sub-representados. 

Episódio 04 - O vírus Chinês

Com o Corona virus e a sua "origem", ataques violentos tem aumentado contra a comunidade asiática, principalmente nos EUA. 

Pesquisa

Coletivos parceiros

Temos pouca informação de dados no Brasil, menos do que temos de pesquisa nos EUA, então parte dos dados terá que ter pesquisa sendo feita internamente.

Esse projeto requer muito conhecimento histórico, portanto vamos contar com o apoio e pesquisa de integrantes dos principais coletivos asiáticos-brasileiros.

Yo Ban Boo

Um canal focado em explorar a experiência de ser asiático-brasileiro: as peculiaridades, os preconceitos, os choques, os mitos e as verdades. Sempre com muito humor e boas histórias.

Coletivo Dinamene

Perigo Amarelo

Um coletivo asiático político, fundado por estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, devido à necessidade de discussão de narrativas orientalistas.

Contra o racismo institucionalizado e internalizado, dentro e fora das nossas comunidades; pela descolonização e pelo feminismo interseccional.

Investimento

Cronograma e valores

Cronograma

Valores

1 mês para pesquisa
2 meses para roteiro
8 meses para produção
1 mês para finalização

Valor total de R$320.000,00
Sendo R$80.000 por episódio

Obrigada

Baboo Matsusaki
baboo@hildamotion.com

Logo.png